Primeira tentativa nos tempos recentes de fazer alguma coisa que não sejam ovos mexidos e arroz, naturalmente tenho tendência para gostar deste tipo de pratos e como tínhamos abundância de grão-de-bico, procurei e encontrei uma receita que me pareceu interessante. O prato é fácil de fazer, se tanto dá algum trabalho a preparar os ingredientes todos, mas por outro lado, sou um completo nabo, não me parece que justifique a hora e qualquer coisa que demorei a fazer :).
No caso a preparação correu sem dramas de maior, mas devia ter feito tudo com muito mais tempo para o prato ficar a apurar em termos de sabor, e o caril de supermercado também não é propriamente emocionante por isso as doses desse ingrediente têm que reflectir a falta de emoção do mesmo.
Ingredientes
- 2 colheres de azeite
- 1 chávena de cebola picada
- ½ chávena de pimento vermelho picado
- ½ chávena de pimento verde picado
- 3 dentes de alho amassados
- 1 colher (de chá) de gengibre ralado
- 1 colher (de sopa) de caril
- 500 g de tomates sem pele
- 500 g de grão-de-bico cozido (deixar de molho na véspera e cozinhar na panela de pressão)
- 150 g de folhas de espinafre
- 2 chávenas de couve-flor cozida no vapor
- ¼ colher (chá) de sal
- ¼ colher (chá) de pimenta
Preparação
Refoga a cebola, o alho e o gengibre no azeite durante 2 minutos. Junta o caril e refoga mais 3 minutos, mexendo. Junta os tomates e deixa cozinhar até quase ficarem desmanchados.
Junta os pimentos e tempera com sal e pimenta.
Acrescenta o grão-de-bico cozido e o espinafre, mexendo. Coloca a couve-flor por cima. Cobre e deixa cozinhar no vapor durante 10 minutos, ou até que a couve-flor fique macia.
Serve acompanhado de arroz branco.
Créditos: Centro Vegetariano
Written by David Ramalho
Leave a comment